Carta ao leitor


Receber o diagnóstico de uma doença onco-hematológica é extremamente difícil. Surgem perguntas como: será que o diagnóstico está certo? É realmente muito grave? Qual é o melhor tratamento e suas possibilidades de cura?!

Atuando como médico hematologista percebo diariamente estas e outras perguntas que circulam nas conversas entre os médicos e seus pacientes. A comunicação não é simples, pois é preciso “traduzir” ao paciente conceitos médicos que por muitas vezes não são intuitivos e de fácil entendimento.

O sucesso do tratamento oncológico é constituído por inúmeros fatores, um deles é a boa informação do paciente, pois um paciente bem orientado saberá reconhecer sinais e sintomas em seu corpo que podem expressar complicações graves do tratamento, reconhecerá possíveis sinais e sintomas de recidiva (detectando por exemplo recaída precoce), entre outros. A boa informação do paciente ajuda muitas vezes sobre a decisão terapêutica.

Viso escrever para vocês leitores de forma simples, da mesma forma que explico ao paciente na enfermaria ou no consultório. Entendo que o paciente ao saber as "regras do jogo" deixa de ser um agente passivo e torna-se um verdadeiro agente que ajuda em demasia seu médico e a si próprio em todos os aspectos.

Este blog não é um consultório virtual, portanto não discutirei casos, não discutirei qual o melhor tratamento para um caso descrito, muito menos expressarei minha opinião sobre a conduta de um outro colega médico.

Assim, peço a ajuda de vocês leitores para o desenvolvimento deste blog, na seleção dos tópicos a serem discutidos.

Espero que este blog possa ajudar vocês!

Saúde!

Dr. Marcelo Bellesso